sexta-feira

Tchouckball

Como Jogar o Tchouckball?
A equipe que possui a bola dispõe de 03 (três), passes no máximo antes de arremessar a bola sobre um dos quadros de remissão. A outra equipe procura coloca-se de maneira adequada para poder recuperar a bola após ser ricocheteada pelo quadro de remissão, antes que a mesma entre em contato com o solo. Durante toda a partida, os jogadores de ambas às equipes não tenha o direito de se constrangerem ou interceptar a bola no ato de suas ações respectivas, sejam de ataque ou defesa.

Os Pontos
Um jogador marca ponto para sua equipe se ele arremessar a bola sobre o quadro de remissão de maneira tal que seja impossível para o adversário fazer o rebote antes que a bola caia no chão.
Um jogador dá o ponto para equipe adversa se:
  • Ele errar o quadro no momento do arremesso;
  • Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
  • Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;
  • Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.

As Faltas
Um jogador comete falta quando:
  • Ele deloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
  • Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;
  • Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;
  • Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;
  • Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;
  • Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;
  • Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;
  • Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;
  • Ele obstrui o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.
As faltas deverão ser cobradas no local onde aconteceram ou onde a bola caiu. Sendo que deverá ser concretizado um passe antes da finalização ou dos demais passes permitidos pela regra do jogo.
Quando a bola toca na borda do quadro de remissão e sua trajetória natural é modificada. O ponto não é contado, tratando-se de uma falta e o jogo é retomado no local onde a bola caiu. A mesma passa para a posse da equipe que defendia no memento da ação litigiosa.
Em um jogo bipolar "02 (dois), quadros de remissão", não é permitido mais de 03 (três), consecutivos sobre o mesmo quadro.
A reposição da bola não é contada como passe e é feita atrás da linha de fundo, ao lado do quadro onde foi marcado o ponto. Sendo efetuada pela equipe que sofreu o ponto.

Objetivos:
  • Para a equipe de posse da bola: Lançar a bola sobre a superfície de remissão após no máximo 03 (três), passes. Após recochetear , a bola deverá ...tocar o solo fora da zona proibida para que um ponto seja marcado. Se a bola é recuperada pela outra equipe, o jogo segue normalmente.
·         Para a equipe que não estar de posse da bola : Recuperar a bola após ser recocheteada pelo quadro e antes que a mesma toque no chão. Para que isso aconteça é preciso que haja uma movimentação constante em função do passe da equipe adversária para estar sempre em condições de fazer o rebote, recuperando assim a bola para sua equipe. Não é permitido segurar ou provocar o adversário, assim como interceptar a bola no ato dessas ações.

Regras Particulares:
  • Não há campos definido (cada equipe pode finalizar em ambos os quadros de remissão).
  • Não se pode inteceptar os passes da outra equipe. ... Não mais de 03 (três), passes ante da finalização.
  • Não mais de 03(três), passos de posse da bola.
Vídeo de esportes diferentes. 

2 comentários:

  1. Professora, mais como nos vamos jogar esse esporte ? Com a cesta de basquete dai ?


    Maria Eduarda da Cruz , 7° vesp

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  2. Em setembro vamos apreender e aprimorar o tchoukball...aquele que a bola deve bater no mini trampolim. Mas irei explicar os detalhes pra vocês na quadra...ok?

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