Como Jogar o Tchouckball?
A equipe que possui a bola dispõe de 03 (três), passes no máximo antes
de arremessar a bola sobre um dos quadros de remissão. A outra equipe procura
coloca-se de maneira adequada para poder recuperar a bola após ser ricocheteada
pelo quadro de remissão, antes que a mesma entre em contato com o solo. Durante
toda a partida, os jogadores de ambas às equipes não tenha o direito de se
constrangerem ou interceptar a bola no ato de suas ações respectivas, sejam de
ataque ou defesa.
Os Pontos
Um jogador marca ponto para sua equipe se ele arremessar a
bola sobre o quadro de remissão de maneira tal que seja impossível para o
adversário fazer o rebote antes que a bola caia no chão.
Um jogador dá o ponto para equipe adversa se:
- Ele errar o quadro no momento do
arremesso;
- Ele faz a bola cair fora do terreno de
jogo após a finalização;
- Ele finaliza e a bola no seu retorno do
quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;
- Ele ao finalizar erradamente faz com que
a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
As Faltas
Um jogador comete falta
quando:
- Ele deloca-se driblando com a bola no
chão ou no ar;
- Ele efetua mais de 03 (três), passes com
a posse bola;
- Ele joga com os membros inferiores, isto
é, abaixo do nível da cintura;
- Ele faz o quarto passe em favor de sua
equipe;
- Ele entra em contato com o solo fora do
limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;
- Ele deixa a bola cair no ato de um passe
ou recepção;
- Ele intercepta voluntariamente ( ou
não), um passe da outra equipe;
- Ele pega a bola depois da finalização de
um companheiro de equipe;
- Ele obstrui o deslocamento do adversário
ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do
adversário.
As faltas deverão ser cobradas no local onde aconteceram ou onde a bola
caiu. Sendo que deverá ser concretizado um passe antes da finalização ou dos
demais passes permitidos pela regra do jogo.
Quando a bola toca na borda do quadro de remissão e sua trajetória
natural é modificada. O ponto não é contado, tratando-se de uma falta e o jogo
é retomado no local onde a bola caiu. A mesma passa para a posse da equipe que
defendia no memento da ação litigiosa.
Em um jogo bipolar "02 (dois), quadros de remissão", não é
permitido mais de 03 (três), consecutivos sobre o mesmo quadro.
A reposição da bola não é contada como passe e é feita atrás da linha de
fundo, ao lado do quadro onde foi marcado o ponto. Sendo efetuada pela equipe
que sofreu o ponto.
Objetivos:
- Para a equipe de posse da bola: Lançar a
bola sobre a superfície de remissão após no máximo 03 (três), passes. Após
recochetear , a bola deverá ...tocar o solo fora da zona proibida para que
um ponto seja marcado. Se a bola é recuperada pela outra equipe, o jogo
segue normalmente.
·
Para a equipe que não estar de posse da bola : Recuperar a bola após
ser recocheteada pelo quadro e antes que a mesma toque no chão. Para que isso
aconteça é preciso que haja uma movimentação constante em função do passe da
equipe adversária para estar sempre em condições de fazer o rebote, recuperando
assim a bola para sua equipe. Não é permitido segurar ou provocar o adversário,
assim como interceptar a bola no ato dessas ações.
Regras Particulares:
- Não há campos definido (cada equipe pode
finalizar em ambos os quadros de remissão).
- Não se pode inteceptar os passes da
outra equipe. ... Não mais de 03 (três), passes ante da finalização.
- Não mais de 03(três), passos de posse da
bola.
Vídeo de esportes diferentes.
Professora, mais como nos vamos jogar esse esporte ? Com a cesta de basquete dai ?
ResponderExcluirMaria Eduarda da Cruz , 7° vesp
Em setembro vamos apreender e aprimorar o tchoukball...aquele que a bola deve bater no mini trampolim. Mas irei explicar os detalhes pra vocês na quadra...ok?
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